COMUNIDADE DO MACHADO
As casas coloridas, a emoldurar o Núcleo Escolar João Lage, o campo de futebol, a Capela de São Sebastião colorem o horizonte da chegada. Mário Ferreira, Professora Milita, Juquita Martins, Maria Viana, Enedina, Orozimbo são nomes evocados da ancestralidade pioneira. Manoel Coelho e sua esposa Zita no portal de chegada oeste, com sua família hoje espalhada por lonjuras, marcaram o Natal. O dia 25 de dezembro, aniversário da Zita, era a festa acolhedora da Comunidade do Machado, regada a almoço farto e doces de despertar a alma.
Hoje, Laíde, Jadir, Glorinha, Nininha, Guida, Neide, Otaviano, Marquinhos, José Ferreira, Ronaldo Ferreira, Chico são guardiães das tradições e habitantes hospitaleiros da Comunidade em crescimento.
O Núcleo Escolar atende às demais comunidades, com as crianças transportadas pela oferta do transporte público, desde o Pereira, Pari, Ponte, Gomes e Capitinga. Escola de qualidade, nucleada pela Prefeitura de Itabira desde a década de 90.
A Festa de São Sebastião e a Cavalgada, lideradas por Marco Aurélio Ferreira (Marquinhos) constituem eventos consolidados do calendário da Comunidade do Machado, a atraírem a presença de toda a região e das cidades vizinhas.
O Machado é uma comunidade com renda própria, produz rapadura, cachaça, dispõe de pesque-pague, duas vendas. O campo de futebol é o lazer das comunidades vizinhas nos fins de semana. Um quadra de esportes está em fase de construção, já com a terraplenagem em terreno doado por Jadir Fernandes das Mercês.